
Difícil imaginar um dia sem consumir pão, alimento indispensável na mesa do brasileiro, especialmente no café da manhã. Mas quando o assunto é a dieta, ele passa a ser considerado um vilão, pois é rico em carboidrato e pobre em fibras.
Uma alternativa são os pães integrais, por serem mais nutritivos. “O pão francês é composto apenas de farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes. Este tipo de carboidrato colabora para o aumento de gordura abdominal e causam tanta saciedade como os integrais. Já os integrais fazem bem pela ação das fibras e trazem saciedade e devem ser sempre priorizados. Para aqueles que gostam muito do francês, ele pode ser consumido no fim de semana, e sem miolo”, orienta a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
Ela explica a diferença entre alguns tipos de pães:

Tradicional: contém apenas farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes.

Integral: de uma forma geral, tem uma porcentagem maior de farinha integral que branca. Porém, já existem algumas marcas que possuem 100% de farinha integral. Para saber se possui mais farinha integral que branca, basta olhar no rótulo na lista de ingredientes e ver o que vem primeiro. Se aparecer a de trigo comum primeiro que a integral, quer dizer que possui uma porcentagem maior de branca na sua composição, o que não é válido.

Light: se restringe a diminuição de 25% das calorias em relação à versão normal, podendo ser encontrado na forma tradicional ou integral.

Com grãos: possui em sua composição grãos, trazendo mais fibras e nutrientes. Porém, deve-se ter cuidado com as calorias, pois geralmente eles são mais calóricos.

De aveia: tem apenas a adição deste alimento no processo de fabricação, ou seja, ele não é elaborado apenas com a aveia.
O número de calorias varia muito entre as diferentes marcas. Mas a porção ideal, segundo a nutricionista, é uma fatia de no máximo 70 calorias no café da manhã. “A melhor combinação é uma fatia de pão integral com ovos caipiras mexidos ou geleia de frutas sem adição de açúcar para recheio e uma porção de frutas com farelo de aveia e chia (1 colher de sopa desse mix) ou suco natural. Outra opção é o iogurte sem adição de açúcar com frutas e farelo. Se o pão for integral, pode ser consumido até duas fatias ao dia”, recomenda.
Menina, que post ótimo
ResponderExcluirEstou fazendo uma reeducação alimentar, e estou comendo pão integral com 12 ou 9 grãos, sempre compro esses dois tipos. Sera que estou consumindo certo??
Beijos
http://lindaebelaunhas.blogspot.com.br/
Agora com um novo blog, venha me visitar ^^ http://lindabelaemagra.blogspot.com.br/
Olá!
ExcluirEles são ótimos pois tem muitas fibras e nutrientes, mas é bom dar uma comprada nas calorias... Um beijo!
Adorei o post! Bem interessante.
ResponderExcluirwww.cindereladementira.com.br
eu prefiro com graos....beijosss
ResponderExcluirwww.cosasde-ladydiva.com
Olá,
ResponderExcluirmuito bom saber as diferenças entre eles.Nos integrais, às vezes a gente lê na embalagem q são integrais e qdo vai nos ingredientes vê q tem é farinha branca! Os integrais normalmente são mais pesados e menos fofinhos!
Beijos,
Luiza Mallmann
Gostei de saber a diferença, eu como pouco pão, mas ter esse conhecimento é muito útil, pois eu ainda não conhecia, valeu!
ResponderExcluirAgradeço sua visita em meu blog novamente. Volte sempre que puder.
Beijos